Fiocruz contra a Dengue
26 de outubro de 2011
Cogic
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue atinge de 50 a 100 milhões de pessoas no mundo anualmente e é, hoje, um dos principais problemas de saúde pública. O município do Rio de Janeiro concentrou 11.934 notificações de dengue no primeiro trimestre de 2011.
A melhor maneira de evitar a doença é manter um trabalho contínuo de eliminação de possíveis de larvas de Aedes Aegypti , o que é feito pela Fiocruz. Rondas são realizadas uma vez por semana durante todo o ano, no campus Manguinhos e na Expansão, pela área de Controle Ambiental da Diretoria de Administração do Campus (Dirac). Os profissionais de jardinagem, responsáveis pela limpeza viária, foram orientados para serem apoiadores dessa campanha.
No Campus Fiocruz Mata Atlântica foi feita uma sensibilização com os profissionais para informar como evitar a proliferação do mosquito. Atualmente, dois operadores fixos trabalham também com essa função no Instituto Fernandes Figueira e outro em Jacarepaguá, atendendo as unidades da região.
A melhor maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer, eliminando os locais onde pode acontecer acúmulo de água e o mosquito se desenvolver: garrafas, latas, copos descartáveis, calhas entupidas, pneus velhos, pratos e vasos de plantas, caixas d´água sem tampa e lixeiras.
Os sintomas mais comuns da dengue são: cefaléias (dores de cabeça), febre, erupções cutâneas, náuseas e dores fortes nas articulações. Eles aparecem cerca de uma semana após a infecção. Em alguns casos, a dengue pode se manifestar de formas graves, com sintomas como dores abdominais intensas, palidez, dificuldade respiratória, sangramento de gengivas e pelo nariz. Esta forma grave ocorre mais comumente nos pacientes que já tiveram a doença.
Saiba como evitar a Dengue
• Evite deixar plantas em vasos com água, substituindo a água por terra;
• Troque, semanalmente, a água dos vasos das plantas e lave com uma escova ou pano os pratinhos que acumulam água;
• Lave as jarras de flores para eliminar os ovos dos mosquitos que ficam grudados nas suas paredes;
• Para não acumular água, as latas devem ser furadas antes de jogadas fora;
• As garrafas vazias devem ser guardadas de boca para baixo;
• Lave os bebedouros dos animais com escova ou bucha e esvazie-os à noite, sempre que possível;
• Pneus velhos devem ser mantidos em lugares cobertos para não acumular água da chuva;
• Os poços, tambores, caixas d´água, cisternas e outros depósitos de água devem estar sempre tampados;
• O lixo caseiro deve estar ensacado e posto à disposição da limpeza urbana nos horários previstos.
Deixe uma resposta