Destaques
Compartilhe Gentileza
Confira os dados para concorrência pública, tipo de menor preço, n° 002/2012-DIRAC, para contratação de execução de obra.
– Objeto da licitação: Contratação da execução de obra para instalação de centrais de energia de emergênciaem Farmanguinhos, Unidadede Produção de Fármacos, no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM/ Fiocruz).
– Dia e horário da sessão: 14/11/2012 | 10h
– Local: Sala de Licitações da sede daDirac, localizada na Av. Brasil, n° 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro.
As empresas que desejarem participar do presente certame deverão retirar gratuitamente o edital e seus anexos no endereço eletrônico www.comprasnet.gov.br, com exceção das plantas que estão disponíveis na sede da DIRAC – Setor de Licitações. Para a gravação dos arquivos é necessário dois CDs ou pen-drive.
Esclarecimento de dúvidas
1) No item 7.6 alínea j, é solicitada a Certidão do Cadastro de Empresas inidôneas e Suspensas. Tal certidão não é emitida para constar da documentação. A informação que obtivemos é que a consulta sobre a situação da empresa, é realizada on-line na hora da habilitação pela Comissão. Solicitamos confirmar tal informação.
Resposta: Poderá ser aceita para comprovação a certidão extraída do endereço eletrônico do CNJ, muito embora as empresas já cadastradas no SICAF, sub-item 7.7 do edital, estarão dispensadas de apresentação das demais documentações.
2) No item 16.4.5 da Planilha de Custos – Anexo 5, consta:
Central de Geração de 2X500kVa; 440/254V; 60Hz, 0,8 ind. completa, composta de máquinas abertas a serem instaladas na subestação nº 1.
No Projeto Básico – Anexo 4, folha 63/64 consta:
6) Fornecimento e Instalação…..01 (uma) Central composta de 02(dois) Grupos Motor-Gerador de Emergência Cabinados e Insonorizados de 500kVA; 440X254V ; 60Hz; 0,8 ind. (completa)…
O que devemos considerar Central de Geração aberta ou Cabinada e insonorizada?
Resposta: Considerar o disposto no item 06, (Cabinados e Insonorizados) conservando o preço orçado.
3) No item 16.4.7 da Planilha de Custos – Anexo 5, consta:
Central de Geração de 2X500kVa; 220/127V; 60Hz, 0,8 ind. completa, composta de máquinas abertas a serem instaladas na subestação nº 1.
No Projeto Básico – Anexo 4, folha 63/64 consta:
6) Fornecimento e Instalação…..01 (uma) Central composta de 02(dois) Grupos Motor-Gerador de Emergência Cabinados e Insonorizados de 500kVA; 220X127V ; 60Hz; 0,8 ind. (completa)…
O que devemos considerar Central de Geração aberta ou Cabinada e insonorizada?
Resposta: Considerar o disposto no item 06, (Cabinados e Insonorizados) conservando o preço orçado. As máquinas a serem instaladas na subestação Nº1 serão (Máquinas Cabinadas e insonorizadas ). As máquinas a serem instaladas na subestação Nº3 serão (Máquinas Abertas).
4) Avaliando o edital do certame, no item 8 “ENVELOP “b” – PROPOSTA DE PREÇO E CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO, nos sub-itens 8.1, 8.2 e 8.3, do edital, são mencionados a entrega da proposta de preço, a planilha de preços, a planilha de LDI, a planilha de composição de custos e o cronograma físico-financeiro, sendo que, inclusive, estes deverão ser assinado por profissional registrado no CREA ou CAU. No entanto, o sub-item 8.6, menciona que a planilha de preços, de LDI e cronograma físico-financeiro, deverão ser enviados em arquivo magnético em CD Rom, no sistema SISPLAN, e que a planilha de preços e o cronograma físico-financeiro, deverão também, ser entregues impressos. Desta forma solicitamos esclarecimento dos itens que deverão estar no envelope “B” de forma impressa e quais deverão estar gravados?
Resposta: As planilha de custo, LDI, cronograma físico-financeiro e planilha de composição de custo deverá ser entregues assinadas por profissional do CREA ou CAU, com o devido registro e entregues junto à proposta de preços e o arquivo magnético , CD – ROM, no envelope “B”.
5) Estudando o edital do certame em questão, no sub-item 8.3, menciona a entrega da planilha de composição de custos. Entendemos que a composição de custo, poderá ser apresentada em modelo próprio, de nossa empresa, diferente do SISPLAN. Caso nosso entendimento não esteja correto, ou seja, em caso de ser obrigatória a apresentação no SISPLAN, como podemos fazer as alterações em índices/preços, na planilha apresentada pela FIOCRUZ, já que as células encontram-se protegidas.
Resposta: A planilha de composição de custos poderá ser apresentada em modelo próprio.
6) Analisando o anexo 4 – projeto básico, encontramos descrito no sub-item 9.2 o texto a seguir:
“As operações de colocação de armaduras e concretagem dos elementos de fundações deverão ser realizadas dentro dos requisitos do projeto e conforme o item, “Erro! Fonte de referencia não encontrada.” “Erro! Fonte de referência não encontrada”, caderno de encargos, tanto quanto às características de resistência dos materiais empregados.
Entendemos desta forma que há um erro de referência no arquivo disponibilizado pela FIOCRUZ. Desta forma, solicitamos o esclarecimento de qual item específico do caderno de encargos, para a execução de armaduras e concretagem, para Fundações Diretas, uma vez que no Anexo 4 – projeto básico, o sub-item 9.2, o item é mencionado como “Erro! Fonte de referencia não encontrada”.
Resposta: Considerar o seguinte descritivo para o parágrafo. “As operações de colocação de armaduras e concretagem dos elementos de fundações deverão ser realizadas dentro dos requisitos do projeto e conforme o item “Estruturas”, deste Caderno de Encargos, tanto quanto às características de resistência dos materiais empregados”.
7) Ao avaliar as especificações do objeto da Concorrência e, questão, no que tange à cobertura da edificação dos geradores da SE1, não foram encontrados dimensionamento de espessura das telhas metálicas a serem utilizadas. Solicitamos desta forma as especificações técnicas detalhadas da telha metálica, incluindo a espessura da mesma, no intuito de possibilitar um correto orçamento do material em questão.
Resposta: Considerar como espessura da telha a ser utilizada na cobertura dos containeres a serem instalados na SE-1 como sendo de 0,8 mm.
8) Analisando a planilha de serviços e quantidades, consta no sub-item 16.2.1 “ponto de alimentação de óleo combustível”, no entanto não foram encontrados documentos técnicos ou descritivos, nem tão pouco projetos e especificações do referido sub-item, uma vez que não há menção do mesmo em qualquer outro documento. Entendemos desta forma que houve omissão das especificações, projetos e descritivo técnico do sub-item supracitado. Desta forma, solicitamos a disponibilização dos projetos, especificações e descritivo técnico do sub-item 16.2.1 a fim de haver isonomia no material e serviço orçado entre as empresas. Caso nosso entendimento não esteja correto, solicitamos a exclusão de tal sub-item da planilha, por não haver especificação a seu respeito.
Resposta: Conforme o sub item 16.2.1 “ Ponto de alimentação de óleo combustível” refere-se as alimentações dos oito tanques diários de combustível localizados junto aos referidos GMG’s, a composição apresentada neste sub item acima refere-se a 06 (seis) m de tubos galvanizado sch 40, Ø ¾”; 02(dois) joelhos galvanizados de Ø ¾”, e 02 (duas) Luvas galvanizadas.
9) Estudando a documentação disponibilizada pela FIOCRUZ, no tocante ao item dos tanques de combustível parta alimentação dos grupos geradores, foram encontrados 2 9duas) especificações volumétricas distintas para os referidos tanques no Anexo 4 – Projeto Básico, são especificados com capacidade de 250 litros, no sub-item 20.4.4, f, e no sub-item 20.4.4, h, com 400 litros. Entendemos desta forma, que há uma divergência no especificado. Solicitamos maiores especificações técnicas assim como detalhamento sobre qual capacidade volumétrica é correta para a aplicação em questão.
Resposta: Desconsiderar o tanque especificado no item 20.4.4, f. Considerar o especificado no item 20.4.4, h, ou seja: “- 01 recipiente diário de consumo para combustível com capacidade de 400 litros, em polietileno de média densidade, retangular, montado na base do contêiner e interligado ao motor diesel por mangueiras translúcidas e abraçadeiras metálicas tipo fita.”
Deixe uma resposta