Destaques
Compartilhe Gentileza
Em 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem, instituído pela Unesco para estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos no nosso cotidiano. Com base nesse pensamento, a Fiocruz atua com o Programa de Coleta Seletiva Cidadã há 15 anos e neste período, encaminhou mais de três mil toneladas de resíduos para reciclagem.
Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) de 2019, o Brasil é o quarto maior produtor de resíduo plástico do mundo. Das 11.355.220 toneladas, apenas 1,28% são destinados à reciclagem. Os aterros sanitários continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos, ocasionando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.
A reciclagem é o ato e/ou efeito de reprocessar e/ou transformar um resíduo em outro. O objetivo principal da reciclagem é reintroduzir os materiais descartados na cadeia produtiva. É considerada uma das alternativas para tratar os resíduos sólidos, do ponto de vista ambiental, social e econômico.
Resultado da coleta na Fiocruz em 2022
Eu quero cada vez mais, adquirir conhecimentos dentro do setor resíduos hospitalar.
Eu quero cada vez mais, adquirir conhecimentos dentro do setor resíduos hospitalar. quanto a logística reversa precisa ser cobrada aos fornecedores.