Destaques
Compartilhe Gentileza
Uma espécie muito versátil e que vai além de uma simples forração. Essa é a grama-amendoim, de nome científico Arachis repens, que é conhecida por possuir a capacidade de fixar o nitrogênio no solo, usada como alimento para gado, bastante utilizada no combate à erosão e em ladeiras para o auxílio na contenção do solo.
É uma espécie rasteira, sua altura fica entre 20 a 25 cm, bem ramificada, gosta de sol e água, mas não tolera as secas. Ela também dispensa muitas podas e forma um denso campo verde com suas flores amarelas, que florescem normalmente na primavera. Por ser uma espécie rasteira, a grama amendoim precisa ser contida ou irá se alastrar por onde houver espaço, além de não ser indicada para locais de passagem, pois não suporta o pisoteio.
A grama amendoim é encontrada por todo o campus Manguinhos, inclusive na entrada principal do prédio da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic).
Quer saber mais sobre a espécie? Tem alguma foto dessa planta? Entre em contato para mais informações ou dúvidas pelo e-mail paisagismo.cogic@fiocruz.br.
Cuide e aprecie as belezas do Campus Manguinhos.
Deixe uma resposta