Destaques
Compartilhe Gentileza
Prestar serviços de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos científicos da Fiocruz faz parte das atribuições da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), por meio de Departamento de Manutenção de Equipamentos Científicos (Demeq). A atividade é promovida para as unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro e em outros estados, como: Fiocruz Amazônia – Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD), Fiocruz Minas – Instituto René Rachou (IRR), Fiocruz Bahia – Instituto Gonçalo Moniz (IGM), Fiocruz Rondônia e mais recentemente, a Fiocruz Ceará.
No Rio, as solicitações de serviços são atendidas diariamente e nas regionais, dependem da solicitação da unidade. Na Fiocruz Amazônia há uma programação de duas visitas ao ano e nas demais, uma. Nesses atendimentos é possível realizar manutenções preventivas, preditivas (inspeções) e corretivas, além de qualificações de performance.
Este ano, houve uma visita na Fiocruz Amazônia no primeiro semestre, uma na Fiocruz Rondônia em agosto e a Fiocruz Ceará recebeu profissionais da Cogic para entender a demanda de equipamentos da unidade e apoiar na construção de um plano de manutenção para os equipamentos que ainda serão instalados. “As visitas são custeadas pela unidade solicitante e disponibilizamos os profissionais e ferramentas necessárias para as manutenções”, ressalta Armando Lopes, chefe do Demeq, da Cogic.
Na última visita à Fiocruz Rondônia, 70 equipamentos passaram por manutenção preventiva, 33 por manutenção preditiva (inspeção) e 19 por qualificação de performance, totalizando 122 equipamentos atendidos. Para esse serviço, uma equipe multidisciplinar de cinco técnicos da Cogic participou do processo.
Conheça a relação de equipamentos atendidos nas unidades Fiocruz fora do Rio de Janeiro:
|
|
Equipe do Demeq/Cogic em visita na Fiocruz Rondônia
Deixe uma resposta