Destaques
Compartilhe Gentileza
A campanha de redução e conscientização do uso de copos plásticos descartáveis, promovida aos profissionais da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), surtiu efeito positivo e reduziu o consumo em 64% no período de 2014 a 2018. A primeira campanha interna ocorreu em 2015, tendo reforço nos anos de 2016 e 2017. Em 2018, houve uma reformulação com planejamento anual de sensibilização e ao final do ano, a unidade conseguiu um ganho real no que se refere a economicidade e sustentabilidade com queda de 24% na utilização de copos de 2017 para 2018. A ação é realizada alinhada a Política de Meio Ambiente e Qualidade da Cogic que busca alcançar os princípios de sustentabilidade no desenvolvimento de suas atividades mitigando os danos causados ao meio ambiente.
O objetivo geral da campanha é conscientizar as pessoas dos malefícios da utilização de copo plástico descartável e incentivar os colaboradores a adotar práticas sustentáveis ao usar garrafas, canecas ou copos reutilizáveis. “A questão cultural é a principal dificuldade quando se inicia uma atividade desse tipo, de readaptação da rotina, porém não é impossível”, comenta Thays Carvalho, profissional da área de Educação Ambiental e umas das responsáveis pela campanha, na Cogic.
De acordo com o Coordenador-Geral de Infraestrutura dos Campi, Pierre Chagnon, as campanhas relacionadas a sustentabilidade trazem a reflexão dos hábitos, como estes afetam o meio ambiente e como pequenas mudanças podem apoiar a preservação dos recursos naturais. “É muito gratificante ver os profissionais chegando nas reuniões com as próprias garrafas ou copos, tendo essa consciência no cotidiano da unidade e perceber a mudança de comportamento dos profissionais”, ressalta.
A campanha foi realizada em parceria entre as áreas de gestão ambiental e comunicação. Para 2019, a unidade está estudando a possibilidade de compra de copos de papel ou de plástico biodegradável, extinguindo os copos plásticos descartáveis, mas para utilização apenas de visitantes e alguns eventos.
Por que evitar o uso do copo descartável?
O plástico não é um material biodegradável, por isso é poluidor do meio ambiente, tem vida útil bem pequena e pode levar em média 400 anos para se decompor na natureza. Copos descartáveis são produtos derivados do petróleo, fonte não renovável. A reciclagem consome uma enorme quantidade de água, além de ser muito trabalhosa e pouco viável pelo baixo valor de venda no mercado.
Com a substituição voluntária e consciente, cada trabalhador deixa de jogar no meio ambiente cerca de 700 copos por ano. É por isso que a Agenda Ambiental da Administração Pública, a A3P, incentiva o uso de copos e xícaras de material durável. Os copos produzidos em um único dia no mundo são suficientes para dar uma volta na Terra.
Deixe uma resposta