Destaques
Compartilhe Gentileza
O Departamento de Gestão Ambiental (DGA), da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), participou da 8ª edição do Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas na Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO, que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, no campus Urca. “Planeta Terra: O que está mexendo comigo?” foi o tema do evento que foi organizado pelos alunos e professores daquela universidade, que contou com o apoio e o incentivo de outras instituições públicas e privadas, como o Ministério Público, Cefet, Ibama, Caminho Aéreo Pão de Açúcar, entre outras.
No primeiro dia, a participação do DGA ocorreu no debate sobre Políticas Públicas Ambientais e A3P com a palestra da colaboradora Thays Carvalho, que apresentou o tema: “A Educação Ambiental como Instrumento para a Busca da Sustentabilidade na Fiocruz”. Rafael Pacheco, representante do Ministério Público Federal, também fez parte desse painel. Ainda nesse dia, houve apresentações de artigos científicos aprovados pela comissão científica do evento, na qual a COGIC, se fez presente com o estudo “Coleta Seletiva Solidária: Uma prática de Sustentabilidade no Campus Manguinhos (Fiocruz/RJ)” por Thays Carvalho, Jorge de Oliveira Cariuz e Alessandro Ferreira, do DGA. Os artigos serão publicados na Revista Tecnologia e Cultura do Cefet-RJ, já no final de outubro.
No segundo dia do evento, a COGIC promoveu a Oficina de Arranjos de Bambu, ministrada por Luisio Faceiro, do DGA, com 30 participantes. A oficina foi uma das atividades de sensibilização ambiental prática, onde as pessoas envolvem-se na ação e colocam a mão na massa, facilitando o aprendizado, além de torná-lo mais eficaz.
A programação do Encontro da Unirio contou com oficinas, fórum e trabalhos acadêmicos estimulando práticas sustentáveis de licitações e compras, planos de logística sustentável, aproximações plurais entre disciplinas acadêmicas e suas pesquisas aplicadas, ética socioambiental nos processos burocráticos de gestão universitária, diálogos, controvérsias, contraditórios, ator-rede, diversidades, elos capazes de promoverem espaços participativos de aprendizagem crítica, ativa e de comunhão.
A participação do DGA em eventos externos é de grande relevância para a valorização e divulgação das atividades de gestão ambiental da Fiocruz para a sociedade, além de garantir a disseminação de conhecimento e troca de experiências na área da sustentabilidade ambiental.
Deixe uma resposta