Destaques
Compartilhe Gentileza
A Diretoria de Administração do Campus (Dirac) é responsável por coletar resíduos perigosos da instituição como: cartuchos/tonners de impressoras, lâmpadas fluorescentes usadas, óleo vegetal usado, pilhas/baterias usadas, resíduos químicos e tecnológicos. Também atua com responsabilidade ambiental fazendo o descarte correto de resíduos de óleo vegetal, tecnológicos e pilhas e baterias gerados nas residências e trazidos pelos trabalhadores e usuários da Fiocruz. Essa ação faz parte do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da Dirac e dos pilares da sustentabilidade com o intuito de destinar corretamente o resíduo, além de conscientizar os usuários da importância da reciclagem e do reaproveitamento dos materiais.
Confira no gráfico a quantidade aproximada destes resíduos domésticos trazidos pelos colaboradores e destinados corretamente pela equipe de resíduos perigosos do DGA/Dirac em 2016.
Os profissionais e usuários da instituição podem trazer esses três tipos de resíduos e descartá-los no Ecoponto ou em coletores espalhados pelos campi.
Você sabe o que são resíduos perigosos?
Alguns resíduos são classificados como perigosos e, talvez, você não saiba definir. Para saber, existem normas específicas que classificam estes resíduos através das suas características como: se é inflamável, corrosivo, patogênico, tóxico ou reativo. Estes resíduos precisam ser destinados de forma adequada e não podem ser misturados ao lixo comum pois trazem danos à saúde humana e ao meio ambiente. Alguns exemplos:
– Lâmpadas fluorescentes usadas;
– Pilhas e baterias usadas;
– Óleo vegetal usado;
– Resíduos de produtos químicos;
– Resíduos de produtos radioativos;
– Resíduos de Material hospitalar infectante;
– Resíduos contaminados com tinta.
Deixe uma resposta