Destaques
Compartilhe Gentileza
Essa semana, a Fiocruz conquistou o 5º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, que faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), na categoria Gestão de Resíduos – Destaque da Rede.
A Diretoria de Administração do Campus (Dirac) inscreveu a atividade de gestão de resíduos e participou com mais 36 instituições. Uma equipe do MMA visitou a Fundação para vistoria técnica e após análise, a Fiocruz ficou entre as três melhores na categoria.
Na cerimônia realizada em Brasília no dia 4 de junho, Fiocruz foi apresentada como vencedora. “Esse prêmio sinaliza o avanço e a consolidação da missão e objetivos estratégicos da Fiocruz na área de responsabilidade socioambiental”, comenta Jorge Tardan, gestor do Departamento de Gestão Ambiental, da Dirac, responsável pela atividade.
A Fiocruz passará a usar dos selos de sustentabilidade: O verde que é concedido a instituições públicas que se empenham na implantação da A3P, por meio da adesão formal ao programa, e o laranja concedido aos órgãos que já tiveram ações destacadas pelo Prêmio A3P.
As outras duas colocadas na categoria foram a Prefeitura Municipal de Presidente Castello Branco e a Fundação Ezequiel Dias (Funed).
O prêmio
O 5º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade te o objetivo de estimular ações sustentáveis na rotina das instituições públicas.
Na categoria Destaques da Rede A3P, a que a Fiocruz participou, podem participar órgãos que estão inseridos na Rede A3P, canal de comunicação que promove o compartilhamento de experiências de sustentabilidade nas instituições públicas. Essa categoria foi criada com o propósito de contemplar órgãos e entidades que não têm Termo de Adesão assinado com a o programa A3P, mas que trocam experiências bem-sucedidas.
Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)
O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente – MMA e seu objetivo é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos.
A A3P é uma agenda pioneira e um marco indutor das ações de sustentabilidade nas instituições públicas, já que a administração pública deve dar o exemplo na mudança dos padrões de produção e consumo. Ela pode ser desenvolvida em todos os níveis da administração pública, na esfera municipal, estadual e federal e em todo o território nacional.
As diretrizes se fundamentam nas recomendações da Agenda 21, no Princípio 8 da Declaração da Rio 92 e na Declaração de Johanesburgo.
Deixe uma resposta