Destaques
Compartilhe Gentileza
A Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) atua com o Programa Institucional de Coleta Seletiva Cidadã da Fiocruz há 14 anos e neste período, mais de 3.000 toneladas foram coletadas. Os principais materiais são: papel, papelão, embalagem longa vida, vidro, metal e plástico. A atividade cumpre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010) e o Decreto Federal 10.936/2022 que determina que todas as instituições públicas doem os seus resíduos recicláveis para Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis. Com isso, a Fiocruz atende as legislações ambientais e contribui para o equilíbrio do meio ambiente, sem gerar custos adicionais para a instituição e beneficiando as cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Confira o resultado da coleta seletiva de julho a setembro de 2022.
Os benefícios de um programa de coleta seletiva
Os benefícios ambientais podem ser avaliados a partir de dois aspectos relevantes: o primeiro é a grande quantidade de resíduos que deixa de ser depositada nos aterros sanitários, aumentando o tempo de vida útil desses locais e contribuindo para a mitigação de possíveis impactos ambientais negativos, o segundo é a preservação dos recursos naturais na medida em que evita a extração de matéria-prima virgem para a fabricação de novos produtos.
Em nível social, identificado através dos dados coletados do Programa Institucional de Coleta Seletiva Cidadã da Fiocruz, garante-se emprego e renda para os integrantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis selecionada legalmente para coleta destes itens dentro da Fundação.
*Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), reciclagem é o processo de transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, para que o material torne-se novamente matéria-prima ou produto.
Coordeno a CTAmbS do IOC e acho essa iniciativa excelente. Contribuo continuamente e faço a entrega aqui no Lauro Travassos. Toda e qualquer iniciativa nesse sentido é super bem vinda e terá o meu apoio pessoal e da CT.
abraço
Tereza