Destaques
Compartilhe Gentileza
Quer saber mais sobre reciclagem e coleta seletiva? Compartilhamos um vídeo que inicia as comemorações do mês de junho, mês da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Com isso, a Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) selecionou temas importantes a serem trabalhados ao longo do mês para sensibilização ambiental.
Clique aqui para assistir ao vídeo no canal da Cogic no Youtube
Para mais informações, entre em contato com a equipe de Educação Ambiental da Cogic/Fiocruz pelo e-mail educacao.ambiental@fiocruz.br ou com a equipe de Coleta seletiva Solidária da Fiocruz, no endereço eletrônico coleta@fiocruz.br.
Coleta Seletiva na Fiocruz
Na Fiocruz, o Programa de Coleta Seletiva Solidária foi implementado em 2008 e a maior parte dos resíduos recicláveis gerados na instituição são doados às Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis. Esta ação atende ao Decreto Federal 5.940/2006.
A seleção de cooperativas de coleta seletiva funciona através de editais de habilitação que visa a visa à coleta de resíduos sólidos, destinando-os à reciclagem, mediante assinatura de Termo de Compromisso próprio, nos termos do Decreto nº 5940, de 25 de outubro de 2006, e demais normas pertinentes. Podem ser habilitadas até quatro associações ou cooperativas que realizará a coleta pelo período fixado no termo de compromisso, cujo prazo total não poderá ultrapassar o limite máximo de dois anos, ao final do qual um novo processo de habilitação deverá ser iniciado.
Conforme o Art. 4° do Decreto n° 5.940/2006, a escolha da associação ou cooperativa será realizada em sessão pública, por ordem definida em sorteio, caso não haja consenso entre as entidades interessadas e habilitadas que se fizerem presentes.
Desta forma, a Fundação contribui para o fortalecimento da entidade, tendo em vista à integração de catadores de materiais recicláveis e a consequente inclusão socioeconômica dos envolvidos nessas atividades, o que traz benefícios diretos para o meio ambiente urbano e para a saúde das comunidades do entorno.
A importância da coleta seletiva
Atualmente, somente o Brasil produz, em média, 79 milhões de toneladas de resíduos por ano. Vocês sabem o que é feito com todo esse lixo?
Quando o lixo é destinado de forma correta, ele segue para os aterros sanitários, mas quando isso não acontece, pode chegar aos lixões a céu aberto, contribuindo para a poluição do meio ambiente e proliferação de doenças. Por isso, a reciclagem é uma alternativa sustentável para a destinação final dos resíduos.
Se você já separa os seus resíduos em casa, no ambiente de trabalho e participa dos programas de coleta seletiva do seu bairro, parabéns! Mas, se ainda não faz, não perca tempo e oportunidade. Quer saber como? Assista o vídeo e aprenda como participar do Programa de Coleta Seletiva Solidária da Fiocruz.
Você também pode utilizar ecopontos, os pontos de entrega voluntária (PEVs), próximos às suas residências. Confira no link http://www.recicloteca.org.br/coleta-seletiva/coleta-seletiva-carioca/ alguns desses locais na cidade do Rio de Janeiro.
Deixe uma resposta