Você tem em casa embalagens metálicas para descartar? A Fiocruz te ajuda a destinar esses resíduos!
A Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), por meio do Programa Fiocruz Destina é responsável por coletar e destinar materiais para reciclagem. A reciclagem de metais traz grandes benefícios ao meio ambiente, já que estes possuem um elevado tempo de decomposição e quando se decompõem podem contaminar o solo, lençóis freáticos, vegetais e animais, devido a alguns elementos químicos presentes em suas composições. Além disso, com a reciclagem, evita-se a extração de recursos naturais como o minério que para ser obtido é necessário um processo que envolve alto consumo de água e energia.
Os programas de coleta seletiva são fundamentais para o funcionamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010. O Brasil é um dos principais líderes mundiais na reciclagem das latas de alumínio, por exemplo. Em 2020, de acordo, com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o país obteve um índice de reciclagem de 97,4%.
Se você também deseja contribuir com o Programa Fiocruz Destina, basta entregar seu resíduo em um dos Ecopontos disponíveis na Fiocruz, que são: Portaria Av. Brasil e/ou Central de Saneamento. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados.
- Metais aceitos nos Ecopontos: latinhas de bebidas, latas de alimento em geral, tampas metálicas, etc;
- Metais NÃO aceitos nos Ecopontos: clipes, grampos e latas de tinta com resíduo.
Fontes:
https://www.reciclasampa.com.br/artigo/entenda-por-que-a-reciclagem-de-metais-deve-ir-alem-das-latas-de-aluminio
https://www.ecoambientale.com.br/blog/curiosidades/como-funciona-a-reciclagem-de-metais.
Deixe uma resposta