Destaques
Compartilhe Gentileza
15 de abril é o Dia Nacional da Conservação do Solo, oficializado pelo decreto de lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989, e uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A escolha desta data é uma homenagem ao conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), considerado o “pai da conservação do solo” nos Estados Unidos e um modelo para todas as outras nações.
A Fiocruz, por exemplo, no Campus Manguinhos, possui uma vasta área de solo permeável e com variedade de espécies arbóreas. A Cogic é responsável por cuidar da manutenção e conservação dessas áreas verdes, além de apoiar pesquisas, quando necessário.
A Cogic aproveita a data para propor uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural, já que o dia surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.
O solo é essencial para a produção de alimentos, por isso é um patrimônio a ser protegido para todas as gerações, sendo um componente vivo e sua vida depende do cuidado que temos com ele. Qualquer tipo de deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento de substâncias e produtos poluentes, em estado líquido, gasoso ou sólido, nos solos e subsolos deve ser combatido.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura estima que 33% dos solos do mundo estão degradados, principalmente por erosão, compactação e contaminação. A natureza leva de 200 a 400 anos para formar uma camada de apenas 1 cm de solo, mas o mau uso e manejo do solo degrada o mesmo por erosão hídrica numa taxa muito maior que sua formação, principalmente em regiões subtropicais/tropicais úmidas como as brasileiras.
Para obtenção de resultados expressivos é necessário o envolvimento de toda a sociedade, uma vez que interessa a todos a preservação dos solos, a manutenção de sua produtividade e a redução dos processos erosivos. Abordando o assunto de maneira sistêmica, sob os aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais é possível tentar controlar o problema.
Quer saber mais? Dúvidas e/ou informações sobre as áreas verdes, entre em contato através do telefone: 2209-9194.
Conscientize-se e preserve. Compartilhe a importância desta data!
Deixe uma resposta