Destaques
Compartilhe Gentileza
Uma oportunidade para refletir sobre o uso dos recursos naturais. Reveja seus hábitos e conceitos
15 de outubro é dia do consumo consciente. Esta data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009 com o intuito de despertar a consciência da sociedade para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos seja no espaço de trabalho, em escala produtiva ou na rotina das nossas casas.
O consumo sustentável envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, que garantam o emprego decente aos que os produziram e que sejam facilmente reaproveitados ou reciclados. Significa comprar o que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. A prática do consumo de maneira sustentável acontece quando as escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais, positivas ou negativas. Essa prática pode fazer parte do seu dia a dia em casa e no trabalho.
O consumo consciente também abrange hábitos como não utilizar copos plásticos descartáveis, imprimir frente e verso, optar por papel reciclado ou de reflorestamento, desligar equipamentos quando não estão em uso, fechar a torneira ao lavar as mãos e escovar os dentes, entre outros.
Na área de infraestrutura, por exemplo, dá para ser para ser sustentável ao escolher o local de construção onde dê para aproveitar a luz do sol, usar materiais de menor impactos ambientais, calcule a quantidade de material para evitar desperdício, preferir tintas não tóxicas, aproveitar luz natural, projetos de energia solar, entre outros.
Vamos refletir?
Após uma pesquisa feita pela empresa Akatu em 2018, disseminamos 13 comportamentos para hábitos sustentáveis:
Deixe uma resposta