Destaques
Compartilhe Gentileza
No último final de semana foi celebrado o Dia da Árvore, em 21 de setembro. A data tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas são fundamentais para a vida no planeta porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Como atividade de sensibilização ambiental, o Departamento de Gestão Ambiental (DGA) convidou crianças das comunidades do entorno para uma caminhada ecológica no Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA) que acontecerá em 02 de outubro, pela manhã. A ação é organizada pela equipe de educação ambiental do DGA com da área de Educação do CFMA.
Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.
Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
Com isso, reforçamos que o dia 21/09 deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. É muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore, deve ser encarado como um momento de mudança de postura para buscar a conscientização da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.
Fonte: Portal Brasil Escola
Deixe uma resposta