Compostagem gera economia significativa

DCIM100MEDIADJI_0005.JPG

Desde 2008, a Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) trabalha com compostagem no Campus Manguinhos utilizando leiras reviradas com resíduos de poda e capina, varrição e sobras de alimentos vegetais não cozidos da Creche Fiocruz e do restaurante da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). A atividade também é realizada no Campus Expansão e na Primatologia, do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB). Atualmente, a produção mensal do composto orgânico é de cerca de 20 toneladas.
Nos últimos sete anos, a Cogic já economizou R$ 141.277,17 com a ação, sem a necessidade de aquisição de adubo para a manutenção dos jardins e projetos paisagísticos da instituição, além do material também ser distribuído em eventos de conscientização e sensibilização ambiental.
A área de compostagem funciona na Central de Saneamento Szachna Eliasz Cynamon, no Campus Manguinhos, é aberta para visitação e estas podem ser agendadas pelo e-mail educacao.ambiental@fiocruz.br.

O que é compostagem?
É o conjunto de técnicas que permite a transformação de resíduos orgânicos em adubo. É um processo biológico que, na presença de oxigênio, acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto. É uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura e/ou jardinagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>