Destaques
Compartilhe Gentileza
A primavera chegou enchendo o Campus Manguinhos de cores, flores, aves e seus sons. Ao passar pela Rua Tito Arco Verde, no entorno da Casa Amarela ou pelo campo de futebol ao lado da Residência Oficial, provavelmente observou novas cores, discretas, às vezes escondidas nos meios de tantas copas, mas que fazem toda a diferença na paisagem. É a floração da espécie Cassia-rosa, Cássia-grande ou Geneúna. Todos esses nomes se referem à Cassia grandis, uma espécie prima das cássias e acássias, que se diferem dessas, principalmente, pela cor da flor. Em geral, essas árvores possuem flores amarelas, mas a Cássia-grande eleva sua floração de tom rosa-amarelado, quase ferruginoso, no dossel dos bosques.
Após perder as folhas, surgem as inflorescências a partir de setembro, tornando a cena mais escultural. Geralmente, duram até novembro, dando lugar às “frutos” que demoram longos meses para amadurecer. Além de embelezar as áreas verdes, a árvore tem grande importância ecológica, pois atrai a fauna silvestre devido à polpa adocicada dos frutos. Ela é nativa do Brasil, ocorre na Floresta Amazônica e se adapta bem à diversos climas.
Seu uso é indicado no paisagismo em parques e praças, para ter amplo espaço livre no desenvolvimento, mostrando toda a grandiosidade
Deixe uma resposta