Você já prestou atenção nas belezas naturais da Fiocruz?

IMG_20180815_6803_HDR-3

No mês passado disseminamos informações da árvore paineira-vermelha, uma espécie exótica presente no campus Manguinhos. Agora é a vez de conhecer mais sobre a Sterculia foetida, mais conhecida como Chichá-fedorento. Essa espécie está presente na região da Ouvidoria Fiocruz e do Pavilhão Carlos Chagas e passando pela região, já deve ter se perguntado de onde vem o cheiro semelhante ao de carne em decomposição. O cheiro vem das delicadas flores vermelhas da árvore de grande porte que é originária da Índia e Malásia.

Apesar do cheiro, foi largamente utilizada em arborização urbana no Brasil.  No Rio de Janeiro, pode ser encontrada em Campo Grande, Glória e Lagoa. Geralmente, florescem em agosto, sendo os frutos inicialmente verdes, amadurecem vermelhos e, depois que se abrem, perdem a cor, se tornando marrons. Apesar do seu cheiro, tente apreciar a beleza dessa espécie, tanto durante a floração, quando sem folhas onde apresenta uma cor avermelhada em virtude das flores. Outro ponto belo é sua copa vencendo o dossel e contrastando com o azul do céu.

Como curiosidade, o odor é uma estratégia da planta para atrair seus polinizadores, moscas e abelhas que apoiam a perpetuação da espécie.

Contribuir para uma Fiocruz mais sustentável também é sua responsabilidade. Então, faça a sua parte mantendo os jardins dos campi, como:

– Não pise na grama;

– Não jogue gimba de cigarro nos jardins;

– Use as lixeiras para os resíduos e não os jardins;

– Não utilize as áreas ajardinadas como estacionamento.

Fotos: DGA/Cogic

4 Responses to Você já prestou atenção nas belezas naturais da Fiocruz?

  1. Dea Villa-Verde disse:

    Muito legal essa série de matérias sobre as árvores do Campus. Conheço e admiro as árvores mostradas, que são belíssimas e tornam nosso ambiente mais agradável (apesar do cheiro peculiar da S. foetida)…
    Abç
    Déa

  2. Dirac disse:

    Prezada Dea,
    a intenção é disseminarmos informações sobre uma árvore presente no campus uma vez ao mês.

    Agradecemos o contato.

    Atenciosamente,
    Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi | Fiocruz

  3. Sidcley Lyra disse:

    Olá, parabéns pela iniciativa.

    Eu tenho uma curiosidade em saber o que significam as pequenas placas de metal fixadas na maioria das árvores do campus Manguinhos. Vocês saberiam me informar?

  4. Dirac disse:

    Prezado Sidcley,
    as plaquinhas pequenas de metal com números faz parte do levantamento de espécies arbóreas realizado no campus Manguinhos há alguns anos. São as espécies catalogadas.

    Atenciosamente,
    Coordenação-Geral de Infraestrutura dos campi (Cogic) | Fiocruz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>