Você já prestou atenção nas belezas naturais da Fiocruz?

IMG_20180725_082551096_HDR

Esse mês podemos ver o espetáculo dos tons vermelhos pela chamada Paineira-vermelha (Bombax ceiba) que é uma espécie exótica presente no Campus Manguinhos e muito disseminada no Brasil. Suas flores, quando nas árvores, contrastam com o azul do céu e ao caírem proporcionam uma nova paisagem, formando um belo tapete vermelho em sua base. É considerada de grande porte, podendo ultrapassar os 30 metros de altura, o que equivale a um edifício de dez andares.

A paineira-vermelha perde suas folhas no inverno, aumentando mais ainda a beleza da sua florada, que geralmente ocorre nos meses de julho e agosto e os frutos se abrem liberando a paina, junto às pequenas sementes, a partir de outubro. Seu tronco acinzentado possui estruturas semelhantes aos espinhos, chamados de acúleos.

Você pode encontrar um conjunto dessas árvores na lateral da Biblioteca de Manguinhos, no Campus Manguinhos. Ao caminhar pelos campi Fiocruz, você pode desfrutar dessas belezas naturais e conhecer mais sobre a flora do país.

Ao passear pelos campi, lembre-se de:
– Não pisar na grama;
– Não jogar gimba de cigarro nos jardins;
– Não jogar lixo nos jardins, as plantas e árvores não são lixeiras;
– Não  utilizar as áreas ajardinadas dos campi como estacionamento.

Contribua para uma Fiocruz mais saudável e sustentável. Faça a sua parte! 

Fotos: DGA/Cogic

12 Responses to Você já prestou atenção nas belezas naturais da Fiocruz?

  1. Sim, prestei atenção nas belezas naturais do campus Fiocruz. Pois como estou há 14 anos trabalhando no prédio da Fiotec localizado no campus da Expansão, sinto muita saudades de apreciar tais maravilhas. Infelizmente tenho raríssimas oportunidades de fazer o deslocamento para o Campus Fiocruz(Av. Brasil) e semana passada como tive que resolver uma questão no Banco do Brasil realmente me chamou bastante atenção esse contraste espetacular do azul do céu e ao caírem proporcionam uma nova paisagem, formando um belo tapete vermelho em sua base (simplesmente incrível). Logo após ainda tive o privilégio de ver uma família de micos enquanto aguarda o ônibus da Fiocruz para retorno à Expansão.
    Enfim, acredito que quem trabalha no Campus muitas vezes não se dá conta desses belezas tão espetaculares dado as correrias que o trabalho exige. Somente quando mudei para o Campus depois de 10 anos no Castelo Mourisco é que me dei conta o quanto me faz falta esse ” Bálsamo para alma” que é poder contemplar essa beleza sem igual.
    Quantos trabalham no centro da cidade em meio a um “mundo de pedras” (prédios lindos espelhados , mas que jamais substituirão a beleza da natureza), poluição sonora constante sem poder ter o privilégio de usufruir de belezas tão singulares como o campus da Fiocruz oferece o qual lamento profundamente não ter mais essa oportunidade diária.

  2. Lucia Marques disse:

    Foi uma grata surpresa receber através da Lista-L a matéria sobre a beleza das flores vermelhas das paineiras no Campus. Sintia falta disso – não da beleza, pois vejo e admiro – mas de conhecer os nomes e saber um pouco mais sobre as plantas e árvores do Campus. Adoraria ver mais disso. E, abusando do trabalho, adoraria ver também algo sobre PANCs, pois temos uma natureza riquíssima aqui no Campus. Parabéns e obrigada.

  3. Jose Jurberg disse:

    Sugestoes: 1 O gradil esxterno da Av Brasil deveria ser recheado de Bouganvivelle de varias cores.
    2 paredao recem construido perto do canal deveria ter hera.
    3 plantar arvores frutiferas da mata atlantica ,espalhadas pelo campus

  4. justa helena braga franco disse:

    Nossa Fiocruz é especial em Ciência, em cultura,em assistência em produção e em comunicação.E aqui no Campus a natureza parece entender e colabora trazendo beleza com suas árvores, suas flores, seus pássaros. A natureza sabe que amamos essa beleza e agradece os cuidados que recebe, se renovando em cada estação.
    Tudo é uma festa para os olhos e para as cameras…, para meu coração é a paz.

  5. Fátima Duarte disse:

    Achei a incrível a iniciativa de divulgar um pouco mais sobre a flora do nosso campus. Poucos sabem que esta área, hoje tão verde, era uma fazenda infértil. Recentemente publiquei uma foto aérea no Instagram da Biblioteca de Manguinhos (@bibliotecademanguinhos)que mostra nosso campus praticamente sem nenhuma vegetação, provavelmente na década de 30. Continuem esta divulgação!

  6. leda maria disse:

    AMEI A PAGINA DE BELEZAS NATURAIS DA FIOCRUZ, LEVA AS PESSOAS A PENSAR UM POUCO NA NATUREZA E QUE AO OBSERVA-LA ATE A CHEGADA AO NOSSO SETOR, ESTAMOS RELAXADOS E ABENÇOADOS, SEM PAGAR NADA POR ISSO. OBSERVO ISSO QUANDO VOU AO NUST, FAZER ALGUM CURSO, ASSISTIR ALGUMA AULA. ENFIM FICA TUDO MAIS LEVE.

  7. Dirac disse:

    Prezada Ieda,
    a intenção é disseminarmos informações sobre uma árvore presente no campus uma vez ao mês.

    Agradecemos o contato.

    Atenciosamente,
    Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi | Fiocruz

  8. Dirac disse:

    Prezada Fátima,
    a intenção é disseminarmos informações sobre uma árvore presente no campus uma vez ao mês. Vamos buscar a foto.

    Agradecemos o contato.

    Atenciosamente,
    Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi | Fiocruz

  9. Dirac disse:

    Prezada Justa,
    o campus Manguinhos é especial devido a vasta vegetação e pelo conforto ambiental que gera aos usuários né?! Uma alegria poder caminhar pelas ruas.
    A intenção é disseminarmos informações sobre uma árvore presente no campus uma vez ao mês.

    Agradecemos o contato.

    Atenciosamente,
    Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi | Fiocruz

  10. Dirac disse:

    Prezado José,
    suas sugestões foram encaminhadas ao setor responsável.

    Atenciosamente,
    Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi | Fiocruz

  11. Dirac disse:

    Prezada Lucia,
    o campus Manguinhos é especial devido a vasta vegetação e pelo conforto ambiental que gera aos usuários né?! Uma alegria poder caminhar pelas ruas.
    A intenção é disseminarmos informações sobre uma árvore presente no campus uma vez ao mês. A sugestão de divulgar sobre os PANCs foi encaminhada ao setor responsável para inserirmos na agenda de divulgação.

    Agradecemos o contato.

    Atenciosamente,
    Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi | Fiocruz

  12. Dirac disse:

    Prezada Débora,
    os usuários do campus Manguinhos são agraciados com muita beleza, mas a Expansão do Campus também tem suas belezas como o jambeiro e seu tapete rosa que foi tema de divulgação nesse mês de outubro.

    Agradecemos o contato.

    Atenciosamente,
    Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi | Fiocruz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>