Destaques
Compartilhe Gentileza
Você sabe qual o tamanho total do Caminho Oswaldo Cruz? São cerca de 309 metros lineares, abrangendo uma área aproximada de 5.000 m². O Caminho que representa um papel histórico no campus Manguinhos passou por revitalização que inclui projeto de arquitetura e intervenções civis, realizados pela Casa de Oswaldo Cruz (COC), além de intervenções paisagísticas, de responsabilidade da Dirac. Durante o processo paisagístico, 32 mil mudas foram plantadas no local e dessas, 28.750 produzidas pelo Horto Fiocruz (Dirac).
O Caminho foi dividido em dois grandes setores, atingindo aproximadamente 1.315m², onde as intervenções paisagísticas ficaram focadas na entrada, onde está localizada a área de estar e jardins verticais, e na área próxima à Diretoria de Planejamento (Diplan). Rock Garden foi o conceito utilizado no trecho próximo a Diplan, que prioriza a junção entre a beleza escultórica das pedras e as espécies vegetais de pequeno porte. A floração perene, oriunda das espécies de forração, surge por entre as rochas, em tamanhos diversos, projetadas para o local. As pedras são oriundas da Expansão do Campus que foram retiradas antes da construção da base do Edifício Sede da Fiotec e reaproveitadas neste projeto. “Em ambos os trechos, o conceito foi enriquecer um cenário já existente, de forma a criar uma ambiência mais natural possível”, comenta Cíntia Moreira, Arquiteta e Paisagista, do Departamento de Gestão Ambiental, da Dirac, responsável pela coordenação do projeto.
Os jardins verticais se destacam com o intuito de integrar a subestação na paisagem e assim formar verdadeiros painéis com plantas, gerando bem-estar e harmonia aos observadores. Espécies de trepadeiras (algumas aromáticas) e plantas arbustivas foram plantadas na extensão das grades que separam o Caminho do Cecal e com o tempo funcionarão como um muro verde.
Uma ação a ser lembrada é que toda a extensão do Caminho foi enriquecida com 80 indivíduos arbóreos (52 mudas de Palmeira-juçara – espécie chave de Mata Atlântica e 28 mudas de Dedaleiro) plantados no último evento do Dia da Árvore, em 21 de setembro. Outro aspecto de grande importância é que este plantio também favorecerá a atração da avifauna e posterior dispersão de sementes.
O Departamento de Gestão Ambiental, da Dirac, por meio do Setor de Paisagismo e área de Manutenção das Áreas Verdes e Viárias, promoveu a revitalização paisagística e será responsável pela manutenção do local. Orientamos os usuários que não plantem, modifiquem ou retirem mudas para não interferir no projeto do espaço.
Deixe uma resposta