Destaques
Compartilhe Gentileza
A Dirac, responsável pelas ações de infraestrutura na Fiocruz, apoia o Convênio Brasil / Moçambique – Fiocruz / RJ, no qual o Instituto Fernandes Figueira (IFF) está envolvido. Em outubro/novembro deste ano foi finalizada a licitação, realizada pelaDirac, para a contratação do serviço de engenharia para projetos executivos de arquitetura, estrutura e instalações complementares para a construção da edificação do banco de leite humanoem Maputo – Moçambique.
As ações estabelecidas estão em andamento e coordenadas pela Dirac. A previsão é que os projetos estejam prontos em fevereiro de 2013 e inicie a fase de contratação da obra a partir do projeto aprovado. “Estamos empenhados em manter os prazos e fazer o melhor trabalho porque o banco de leite será um diferencial para a saúde das crianças de Maputo”, comentaBruno Amorim,gestor do Serviço de Adequações Físicas (SAF), daDirac, e participante do projeto.
O convênio prevê a instalação do banco de leite humano (BLH), dentro do Hospital Central de Maputo (HCM), em Moçambique, bem como a aquisição de equipamentos, transferência de tecnologia e capacitação de profissionais. O IFF é referência mundial neste tipo de bancos que visam reduzir a mortalidade infantil que promove o aleitamento materno nos casos em que a própria mãe não possa alimentar o recém-nascido.
Com a implantação deste banco de leite, a Rede de Bancos de Leite Humano se expande para mais um continente.
No início de 2012, representantes da Dirac e do IFF estiveram no local (Maputo/Moçambique) para analisar as dificuldades de implantação do BLH e conhecer materiais e marcas utilizadas nos projetos de engenharia do País. Os dados serviram de base para o desenvolvimento das ações que já estão em andamento.
Deixe uma resposta