Destaques
Compartilhe Gentileza
A diretoria de Bio-Manguinhos visitou a Dirac no dia 17 de abril para apresentar o modelo de subsidiária a ser discutido e votado na Plenária Extraordinária do VI Congresso Interno, de9 a11 de maio, com participação de representantes de todas as unidades da Fiocruz.
“Esse momento de discussão é muito importante porque a Dirac necessita participar das ações e ter um posicionamento na plenária adequado com a gestão da unidade”, comentou Therezinha Rodrigues, diretora de administração do campus, ao abrir o evento.
Ao iniciar o bate-papo com 50 profissionais da Dirac, Artur Couto, diretor de Bio, ressaltou que essa turnê pela instituição é fundamental para esclarecer as dúvidas dos trabalhadores e principalmente apresentar a proposta de forma clara e focando nas dificuldades que as unidades de produção vêm enfrentando ao longo dos anos. A discussão em Bio acontece desde 2009 e este modelo proposto está bem esclarecido internamente, agora é o momento de debater e chegar ao congresso com ele amadurecido.
O modelo atual e as dificuldades enfrentadas pelas áreas de produção foram os motivos mais detalhados na apresentação, já que estes impedem, principalmente, o aumento do atendimento ao Ministério da Saúde (MS). De 2006 para2012, aprodução de produtos duplicou.
Artur ressaltou que com a subsidiária, a Fiocruz não muda. Um novo modelo para a área de produção significa mais alinhamento ao Governo Federal, retenção de talentos, abertura de novas vagas para concursados em outras unidades, incremento na sustentabilidade institucional e maior investimento em pesquisa e produtos inovadores.
Na opinião do diretor de Bio, novas alternativas de gestão são necessárias para mudar o cenário atual. “É preciso mais agilidade em nossos processos, já que as demandas não param de crescer e fica cada vez mais difícil atendê-las dentro do prazo estipulado”.
O site do Congresso Interno é constantemente atualizado e nele encontram-se todos os documentos de referência. Acesse www.fiocruz.br/congressointerno e mantenha-se informado.
Deixe uma resposta