Destaques
Compartilhe Gentileza
Revitalização da área e harmonia ambiental para os usuários. Estes são os objetivos do tratamento paisagístico que está sendo executado na Expansão do Campus Manguinhos. Neste primeiro momento, um projeto de paisagismo simples para organizar as áreas externas e trazer harmonia visual, conforto térmico, conforto acústico está em execução, uma vez que a área é próxima à Av. Brasil.
A ação segue as diretrizes do Plano de Intervenções Paisagísticas (PIPAIS) nos campi Fiocruz. O Departamento de Gestão Ambiental, com as equipes de Projetos Paisagísticos e Manutenção e Conservação das áreas verdes e viárias, é responsável pelo trabalho iniciado em dezembro de 2011 com o prazo para conclusão de dois meses.
Entenda o papel do paisagismo
Entendendo que o papel do paisagismo é fundamental para a manutenção da saúde ambiental, destacamos a preocupação com a biodiversidade que será demonstrada pela inserção de novas espécies no local, arbóreas e floríferas, além do aproveitamento de muitas espécies presentes, preservando a estrutura já usada pela fauna.
Toda a vegetação que será implantada na Expansão é oriunda da produção do Horto Fiocruz. As espécies foram escolhidas por sua raridade, como no caso da Norantea (Norantea brasiliensis), rusticidade como a grama-amendoim (Arachis repens), importância medicinal como o mulungu (Erytrina verna), beleza e representatividade como o ipê-amarelo (Tabebuia chrysotricha), entre outras. As espécies que não permanecerem no local serão encaminhadas para o Horto para multiplicação e uso em outros locais.
A arborização urbana é de fundamental importância como meio de minimização das condições ambientais nas cidades. Tem funções importantes ante a poluição atmosférica, sonora e visual; age sobre a saúde física e mental do ser humano, contribuindo para sua qualidade de vida.
Planejar a arborização seguindo critérios claros e específicos é contribuir para que seja garantida a condição ambiental e estética da cidade, e principalmente, a qualidade de vida de seus moradores que abrange: a organização do ambiente urbano; a ampliação dos espaços; a minimização da aridez da paisagem urbana, melhorando sua ambiência; o embelezamento de ruas, avenidas, praças e jardins; e a multiplicidade de variações de cor, forma e textura à cidade.
Deixe uma resposta